domingo, 3 de julho de 2011

Irmãs podem tocar na CCB?

Olá queridos irmãos e amigos,

Próximo do blog www.ccbmultimidia.com.br completar 1 ano (dia 12/07/2011), vou tentar colocar os resultados das enquetes que foram postadas nos últimos meses.

A primeira e mais antiga é sobre se as irmãs devem ou não tocar instrumentos, além do órgão.

Na minha modesta opinião, já deviam tocar há muito tempo, mesmo por que no passado elas já foram participes das orquestras com maestria diga-se de passagem.

Eu mesmo conheci uma irmã, aqui da nossa região, a falecida irmã Maria da Piedade, no Tremembé que tocou violino nos anos 50, 60 (não tenho certeza sobre esta data).

Bom, vamos aos resultados:


Minhas conclusões sobre a enquete:

Apesar do universo ser extremamente pequeno em comparação a quantidade de irmãos da CCB, além do fato de que com certeza algumas pessoas que votaram podem não ser da CCB, eu imagino que existe sim uma tendência em favorecimento das irmãs tocarem na igreja, com um total de 59,68%* (53,35% do "Sim, sem dúvida" mais 6,33% de "Sim, mas aos poucos para evitar conflitos").

Existem entretanto 38,03% que preferem que as coisas fiquem do jeito que está, ou seja, que as irmãs continuem a tocar apenas o órgão (22,53% de "Não, está bom como está", 7,04% de "Sim, somente órgão como é hoje" - neste item houve um ato falho, o correto seria "Não, somente órgão como é hoje"; e 8,45% de "Não porque as orquestras já estão muito cheias").  Pessoalmente eu acho esta posição conservadora e injusta.  Por que os irmãos podem ter mais direito que as irmãs? Há igrejas que têm as vezes 100, 150 músicos e no órgão apenas uma irmã... considero isto terrivelmente injusto, precisa ser revisto.

Apenas 2,11% não tem opinião formada, não tenho nada a comentar sobre isto.  Respeito quem prefere não opinar.

Fico feliz que exista uma vontade em prol das irmãs tocarem na igreja, o que precisa é o ministério liberar isto.  Obviamente não vamos tirar os irmãos da orquestra abruptamente para ceder espaço para às irmãs.  Mas, aos poucos, paulatinamente as irmãs devem ter o direito de ingressar na orquestra, passando pelos mesmos procedimentos que os irmãos passam, ou seja, aprendem a música, passam por testes e daí sim são liberados para tocar.  Mesmo porque em outros países as irmãs já tocam instrumentos diferentes aos do órgão.

Para fechar, sem querer polemizar, eu acho até que os irmãos também poderiam tocar órgão, por que não?? 

Apreciarei muito seus comentários, só terei o cuidado de mediar antes de postar no blog.  Qualquer tipo de ofensa contra a CCB ou às pessoas serão mediados e não serão consideradas ok?

Fiquem com Deus e até a próxima postagem.

* a enquete do Google arredonda para valores redondos, eu tomei a liberdade de calcular e chegar no número correto.

2 comentários:

Abner disse...

Irmãs tocando em Ijuí Rio Grande do Sul em 2008:

http://youtu.be/uch4uNviSn4

Nos EUA

http://youtu.be/pH-tA0ufppQ

Na Venezuela

http://youtu.be/A8oRrMb7pzQ

Irmã Ana Spina regendo

http://youtu.be/hWHAcZq1W_w

solange disse...

a paz de deus,com certeza, morei 12 anos nos estados unidos e as irmas tocam na orquestra sem problema nenhum,a minha comum era em fall river-massachussets do coperador irmao Job eu achava muito lindo.