segunda-feira, 28 de março de 2011

Como a reciclagem pode ajudar uma igreja


Existe uma igreja na Zona Norte de SP que conseguiu através da união dos irmãos, parte do dinheiro para a compra de um terreno, através da ação voluntária dos irmãos e irmãs, na venda de latinhas e outros materiais para reciclagem.

É uma idéia bem simples que só depende da união e da boa vontade de todos.

O que é preciso e como reciclar?

1) local apropriado para receber os reciclados, de preferência de fácil lavagem (para evitar aparecer baratas, formigas, roedores, etc) um quartinho por exemplo;

2) uma ou duas pessoas que se responsabilizam pela recepção, armazenagem e venda dos produtos em empresas especializadas no assunto (sucatas, ferro-velhos, etc).  Dependendo do tamanho da igreja é até possível fazer parceria com tais empresas que retiram no local;

3) registrar a venda dos materiais em livro específico a fim de dar transparência;

4) buscar sempre as empresas que melhor pagam por kg pesado;

5) SENDO  POSSÍVEL, dar para os irmãos, livretos, apostilas, etc com informações sobre o conceito de reciclagem, sendo uma forma de educação ambiental.

Imagine se uma igreja consiga em média 200 kg de latinha num mês, no mínimo serão R$ 400,00 para o fundo ou coleta.  Isto sem contar com outros tipos de materiais (papelão, garrafa de vidro, pet, jornal, etc).

Tenho certeza que Deus vê tal ação com bons olhos, além do que estamos ajudando a preservar a natureza.

ApdD e boa semana!

5 comentários:

Anônimo disse...

ApdD irmão, Ótima idéia, Aline, Lins/SP

Anônimo disse...

vou levar pro ancião daqui, pode ser que eles aceita. Antonio uberlandia.

Anônimo disse...

Muito boa idéia, fantástica!!

Anônimo disse...

Gostei da idéia, só precisa ter organização.... André

getulio disse...

Na Igreja do Parque Marengo em Itaquaquecetuba, um grupo de irmãs se reuniram e percorriam, as casas do irmãos para retiras materiais recicláveis, que eram vendidos e o fruto ia para a reforma da igreja.