sexta-feira, 11 de março de 2011

CCBs voltam a contar com irmãs na orquestra



Iniciativa da CCB São Carlos/SP resgata a presença de irmãs na orquestra
Começa em São Carlos/SP movimento pelo retorno das irmãs às orquestras da CCB. Desde meados dos anos 1950, as mulheres foram, arbitrariamente, proibidas de tocarem outros instrumentos que não o órgão nas congregações brasileiras. 

Curioso é que a decisão dos anciães da época destinou-se apenas às Congregações no Brasil. Musicistas do sexo feminino continuam tocando normalmente em outros países. Mais curioso ainda é ver a rotina das irmãs que residem na região de fronteira no Brasil: quando congregam na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Col
ômbia, Venezuela, elas tocam; quando congregam no Brasil, não podem tocar (mesmo quando não há nenhum músico homem).

A irmã Ana Spina, uma das autoras do Hinário e única regente (sobrevivente) feminina na CCB encara com tranquilidade este movimento pelo retorno. "Sempre peço às irmãs que orem para que o Ministério tenha esse esclarecimento da parte de Deus", afirma.

É lamentável conviver com um passado no qual irmãs musicistas pioneiras foram "sentadas". No início da Obra de Deus na região da Freguesia do Ó, em S.Paulo, por exemplo, a irmã Bruna Gitti (esposa do saudoso ancião Basilio Gitti), ajudava nos cultos com seu violino. Com a inexplicável medida, teve que deixar de lado seu dom. 

Agora, parece que as orações das irmãs foram ouvidas por Deus.
Locais onde já existem irmãs tocando: 
Jd. Monte Carlo em Jandira, Jd. Morada do Sol em Indaiatuba, Bairro dos Brancos em Juquitiba, Bairro de Vitápolis em Itapevi e Bairro Cidade Aracy em São Carlos.
Autor desconhecido, recebi de um irmão por email.

14 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente nada disto é verdade. Seria bom se as irmãs pudessem tocar na CCB mesmo, mas estas igrejas citadas àcima não pertencem à CCB, são grupos dissindentes da CCB que estão fazendo oposição à CCB.

Abner disse...

Anônimo(a), acredito que devemos batalhar de forma legalista por este direito. Tenho certeza que um dia isto será realidade. Peço a gentileza de se identificarem ok?

Anônimo disse...

NA CCB MESMO? ESSE POVO Q USA O NOME DA CCB E AINDA QUEREM USUFRUIR DO MESMO HINÁRIO, VÉU E DOUTRINA PODEM É ARRUMAR UM BELO DE UM PROCESSO POR QUERER FAZER USO DO QUE NAO LHE PERTENCE MAIS.
ACASO O CORPO DE CRISOT É DIVIDIDO? CUIDAI PARA QUE NINGUÉM VOS ENGANE, É SATANÁS O PAI DA MENTIRA E É ELE QUEM ENGANA (AINDA DIZEM Q ESTAO EM COMUNHÃO COM O BRÁS)....SÓ DEUS NAS VOSSAS VIDAS!!!

Abner disse...

Gentileza se identifiquem ok?

Rubão disse...

A ACMCCB só existe porque a CCB dormiu no ponto.
Durante tres anos de existencia o pessoal da CCB nao contestou a existencia da AMCCB,por isso agora ja ninguem pode fazer nada.
O Corpo de Cristo nao é divido,mas a CCB decidiu eliminar as irmas da orquestra, enquanto na Argentina,Portugal,Bolivia,EUA as irmas continuam tocando seus instrumentos. E ainda temos a Irma Ana Spina aqui no Brasil.

Rubao disse...

Anonimo...
As igrejas de outros paises onde as irmas podem tocar nao sao dissidentes da CCB todavia lá as irmas tocam seus instrumentos.

Ou voce esta dizendo que por agirem diferentemente do Bras todos sao dissidentes?

Ironig@hotmail.com disse...

Uma vez estudei flauta; é muito fácil. Vou voltar a estudar porque os meus pais moram em Juquitiba e lá é muito carente de músicos.Que ótimo.Só não sei qual irmão vai querer me ensinar. Fica complicado porque infelizmente ainda tem muito preconceito com as mulheres no nosso meio.ApdD.

Ironig@hotmail.com disse...

Uma vez, estudei flauta ; é muito fácil. Gostaria de tocar na igreja mas infelizmente ainda existe muito preconceito com as mulheres. Não sei qual irmão irá querer me ensinar por conta disso.Meus pais moram em Juquitiba e lá tem cultos, em det. bairros que não tem nenhum músico, às vezes.Existe muita carência de músicos em muitos lugares do Brasil e isso poderia ser preenchido facilmente pela irmãs. Só quem congrega nestes lugares é que conhece a dificuldade.APDD

Anônimo disse...

é uma questão simples. basta guiar-se
pela biblia e não por "ensinamentos" baseados em "revelações" duvidosas. La diz que Deus concede dons e talentos a homens e mulheres, para que? Aí vem os "tais ensinamentos"...

Anônimo disse...

é uma questão simples. basta guiar-se
pela biblia e não por "ensinamentos" baseados em "revelações" duvidosas. La diz que Deus concede dons e talentos a homens e mulheres, para que? Aí vem os "tais ensinamentos"...

Anônimo disse...

POUCOS SABEM, MAS A MULHER SEMPRE TOCOU NA CONGREGAÇÃO. A MULHER SEMPRE FEZ PARTE DA NOSSA ORQUESTRA, PORÉM, OS IRMÃOS ANTIGOS DECIDIRAM ATRAVÉS DE REUNIÃO MINISTERIAL QUE AS MULHERES TOCARIAM APENAS O ÓRGÃO. SE VOCÊ CONVERSAS COM UM IRMÃO BEM ANTIGO, ELE VAI TE DIZER QUE FOI UM ATO DE "PUNIÇÃO" PARA AS IRMÃS NA ÉPOCA, PARA QUE FOSSE EVITADO "FOFOQUINHAS" E ETC...

Anônimo disse...

Uma coisa eu não sabia que o corpo de Cristo surgiu em 1910...quase dois mil anos sem que o corpo de Cristo citado na Bíblia se manifestasse...raciocina povo....

Anônimo disse...

Vamos ver se esses irmãos que de 1950 e os de agora anciães, encarregados vão para o céu porque quem fez isto acha que o céu pertence somente os homens serei testemunha nesse dia o tanto que a obra foi prejudicada as mulheres ajudam seus filhos e esposos firmarem na doutrina e foram impedidas quantas almas desviadas por causas destes irmãos que são donos da igreja.

Anônimo disse...

Acho que já hora das irmas tocarem outros instrumentos mas tem que haver harmonia com os encarregados por exemplo no momento penso que as irmas devem tocar instrumentos de corda pois cordas deve ter 50% do total mas tudo bem conversado e ai vai nem.