sábado, 28 de agosto de 2010

CCB na Venezuela - história

Histórico da Congregação Cristã na Venezuela, por Hélio

No ano de 1950, os irmãos Ianuzzi obedeceram ao mandamento do SENHOR JESUS nas águas do batismo na "Radonanza Cristiana", no povoado de Tagliabosco, Nusco na Provincia de Avelino, Itália, sendo os mesmos batizados por dois irmãos norte americanos por nomes Antonio Giulianno e Antonio Cavalieri.

Devido a má situação econômica vivenciada na Itália em decorrência da Segunda Guerra Mundial eles imigraram para a Venezuela, chegando neste país no ano de 1957.

Em busca de uma denominação cristã para servirem a DEUS, começaram a se reunir no Templo Pentecostal de Gato Negro, na Avenida Sucre de Catia em Caracas.

Passado algum tempo o SENHOR começa a fazer um movimento no meio da colônia italiana onde é realizado neste lugar o primeiro culto em idioma italiano, com a assistência de 24 membros. Estiveram ali durante um ano, logo depois, em junho de 1963, alugaram um local a parte para a realização dos cultos, uma casa na Rua México, número 6, em Catia (onde esta atualmente a congregação), efetuando a abertura do serviço no dia 14 de Julho do ano de 1963 as seis horas da tarde, com o nome de "Centro Evangélico Italiano". Nessa época os cultos eram realizados em italiano. Convém ressaltar que os irmãos venezuelanos não tinham contato e muito menos conhecimento da existência dos irmãos da Congregação Cristã no Brasil, pois após o termino da segunda guerra mundial, as igrejas italianos oriundas do movimento pentecostal que de igual modo deram origem à CCB quase desapareceram.

No ano de 1968, um irmão, membro do Centro Evangélico Italiano viaja para Itália a visitar seus familiares na cidade de Pescara e ali encontra com os irmãos Miguel Spina e Victorio Angare, anciães da Congregação Cristã no Brasil (in memorian). Logo viaja para o Brasil e conhece a Congregação Cristã no Brasil, na ocasião ele fala a respeito do Centro Evangélico Italiano e a semelhança que existia para com a nossa denominação.

Esse irmão ao regressar para Venezuela transmitiu aos Ianuzzi e demais a notícia a respeito da existência da CCB e do contato que teve com nossos irmãos e juntos resolveram mandar uma logo é enviada novamente pedindo para os irmãos do Brasil uma visita à Venezuela. Desta vez a
carta para o irmão Victorio Angare no Brasil. A carta retornou por não encontrar seu destinatário e carta chega ao remetente Vitório Angare este pediu para os irmãos orarem a fim de que DEUS tomasse todos os caminhos necessários nesta parte.

No ano de 1969 o irmão Jordan Gomes, de nacionalidade portuguesa e até então membro da Igreja Presbiteriana em Lindice Caracas, viaja a cidade de São Paulo para visitar seus familiares dos quais já pertenciam à CCB. Recebendo um convite de um deles acabou congregando no Brás para assistir ao serviço de Batismo na manhã de domingo do dia 21 de dezembro de 1969 e na ocasião o mesmo obedeceu ao mandamento se integrando à nossa denominação. Regressando à Venezuela reuniu sua familia relatando o ocorrido para eles. Todos os anos ele viajava para o Brasil somente para participar da Santa Ceia e regressava para Venezuela. Ele não tinha conhecimento da existencia dos irmãos Iannuzi bem como do Centro Evangélico Italiano.

No ano de 1972, Vitório Angare viaja para Venezuela e um irmão diácono por nome Guido Borlenghi, congregando no Centro Evangélico Italiano expondo assuntos referentes à Graça de DEUS, fato que foi devidamente bem visto por ambas as partes.

Após o encontro o irmão Victório, juntamente com os irmãos Ianuzzi, visitam ao irmão Jordán Gomes, desta maneira acontece o primeiro encontros entre eles, uma vez que Vitorio Angare ja o conhecia de antemão.

O irmão Vitório ao se despedir rogou para que os irmãos da Venezuela que orassem a DEUS para que assim, se fosse da SUA vontade, ocorresse a união das duas denominações em uma só doutrina, fé e amor a JESUS CRISTO.

Em junho de 1973, Vitorio Angare por telefone diz que enviaria à Venezuela alguns irmãos do Brasil a fim de congregar no Centro Evangélico Italiano e assim realizar cultos nos moldes da CCB, na ocasião viajaram para Venezuela três irmãs e um irmão chegando no dia 15 de junho de 1973. Foram realizados diversos cultos, o ancião Vitório viaja novamente à Venezuela e no dia 24 de junho de 1973 é realizado o primeiro serviço de Batismo presido diretamente pelo ministério da Congregação Cristã no Brasil, e na ocasião 9 almas obedeceram ao mandamento incluindo os irmãos da família Gomes.

A partir deste momento é trocado o nome da denominação dos irmãos venezuelanos "Centro Evangélico Italiano" por "Congregação Cristã na Venezuela" e assim é realizado esta união entre as duas denominações.

De acordo com dados estatísticos do ano de 2009 foram realizados na Venezuela 39 serviços de santa ceia, onde partiparam um total de 1360 almas. Oremos a DEUS pela nossa querida irmandade, quer no Brasil como em todo mundo, para que desta maneira possamos estar firmes na celeste vocação ao qual CRISTO nos tem depositado pela sua suficiente GRAÇA e amor por nós demonstrado no duro madeiro da cruz, da qual nós, ao depositarmos nELE nossa total confiança estaremos prontos para um dia herdarmos das suas mãos a COROA DA VIDA o qual ele tem prometido a todos quanto de um puro e sincero coração andar em seus preceitos,
 "porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." Ef 2:10.

Nenhum comentário: